A gordura natural da pele, misturada com lixo (por exemplo do solo), dá origem à sujidade; é o principal foco de infecções bacterianas, nunca é saudável.
O culto da sujidade pertence a um tempo em que os champôs eram mais perigosos do que a própria sujidade.
Um champô com elevada qualidade poderá ser utilizado todos os dias, em caso de necessidade; pois gera um equilíbrio entre a pele e o pêlo. Mas não significa que qualquer cão deva tomar banho nem com qualquer frequência, nem com qualquer champô.
Geralmente pode-se dizer que um cão saudável deve tomar banho sempre que esteja sujo.
O cão de exposição frequentemente, toma banho uma vez por semana, incluindo os cães de pêlo duro (deve tomar banho com um champô apropriado para pêlos duros).
Há três factores principais que determinam a frequência do banho: a raça, o meio ambiente (onde o cão vive) e a utilidade do mesmo.
(http://www.setterbakio.com)
Olá Ana,
ResponderEliminaré sempre bom esclarecer este tipo de questão, nomeadamente, porque há cães que quantos mais banhos tomam mais cheiram a cão... hehehehe.. ou então começam a perder o pêlo por todo o lado, como é o caso do meu Pulguinha que é um rafeiro.
A Blanca já é diferente, típica cadela de exposição.. não há problema nenhum tomar banho 1 vez por semana, até tenho um perfumezinho a morango e tudo para ficar um aroma agradável. ;)
Saudações caninas,
André Moreiras
Passos Caninos
Eu por acaso não tenho por hábito dar muitas vezes banho à minha cadela, só mesmo quando necessário :)
ResponderEliminarMas claro que há alturas em que terá de ser mais frequente dar conforme o estado do tempo, por exemplo quando chove e há mais lama, ah isso é certinho que tenha de dar banho :)
Cumprimentos,
Maria Marcos