quinta-feira, 19 de abril de 2012
Iniciação no Maneio de Cosméticos
Quem se inicia pela primeira vez na cosmética do cão e/ou do gato, sente-se desanimado pela quantidade de raças e variedade de produtos cosméticos que existem no mercado. No entanto, basta saber alguns conceitos básicos. Os 2 conceitos principais são: a hidratação e o equilíbrio hídrico.
HIDRATAÇÃO
A pele e qualquer tipo de pêlo necessitam principalmente de água e nutrientes. Na cosmética actual há a tendência a englobar-se a água e os nutrientes ao termo hidratação.
A pele e o pêlo ficam desidratados constantemente. A humidade e a temperatura do ar são dois dos factores que mais determinam a desidratação.
A pele, incluindo o pêlo, obtêm esta hidratação da corrente sanguínea e também do exterior em forma de produtos hidratantes. A desnutrição interna repercute negativamente na pele e no pêlo de imediato. Contudo, o contrário, o excesso de nutrientes no sangue, não melhora nem a pele nem o pêlo. Por isso a nutrição interna é um pouco instável.
Não é assim na nutrição externa, porque mediante os agentes hidratantes, dispomos de umas possibilidades de intervenção excelentes.
EQUILÍBRIO HÍDRICO
É o conceito mais importante na introdução à cosmética.
Falamos de equilíbrio hídrico quando a perda de hidratação da pele é compensada pela hidratação obtida da corrente sanguínea e do exterior.
Habitualmente o equilíbrio hídrico rompe-se quando o ambiente requer mais hidratação da pele do que esta pode repor.
A natureza encarga-se de que se mantenha essa equilíbrio? Infelizmente não é assim. As raças não são consequentes da selecção genética da natureza, mas são fruto da intervenção do homem. A selecção genética que se tem praticado desde algum há tempo tem vindo a descuidar este aspecto, dando lugar a uma maioria de raças que são incapazes de manter o equilíbrio hídrico sem a contribuição dos cosméticos.
ESTUDO REALIZADO SOBRE A HIDRATAÇÃO QUE NECESSITA CADA RAÇA
Das 153 raças que foram estudadas, 131 (86%) são incapazes de manter por si mesmas o equilíbrio hídrico da pele. A maioria das raças, 57% das que foram estudadas, necessitam de uma hidratação externa intensa. Neste grupo há raças de pêlo curto e de pêlo comprido. Uma minoria numerosa de raças, 29% das estudadas, necessitam habitualmente de uma hidratação externa ligeira. Apenas 14% das raças, são capazes de manter o equilíbrio hídrico sem necessidade de contribuições externas.
Algumas Raças de Hidratação Intensa: American Staffordshire, Basset Hound, Beagle, Bichon Maltês, Bloodhound, Boxer, Braco Alemão, Braco de Weimar, Bulldog Francês, Bulldog Inglês, Bullmastiff, Cane Corso, Cão de Castro Laboreiro, Cão de Fila São Miguel, Chihuahua (de pêlo curto e comprido), Cocker (americano e inglês), Dálmata, Dobermann, Dog Alemão, Dog Argentino, Épagneul Breton, Fox Terrier de Pêlo Liso, Galgo Afegão, Golden Retriever, Jack Russell (pêlo curto), Labrador Retriever, Lhasa Apso, Mastim Napolitano, Papillon, Perdigueiro Português, Podengo Português de Pêlo Duro, Pointer, Setter (Inglês e Irlandês), Shar Pei, Shih Tzu, Skye Terrier, Teckel (pêlo curto e longo), Terranova, Yorkshire Terrier.
Algumas Raças de Hidratação Ligeira: Akita Inu, Alaskan Malamute, Bichon Frisé, Bobtail, Border Collie, Caniche, Chow Chow, Kerry Blue, Pastor Alemão, Pequinois, Pomerânia, Rafeiro Alentejano, Samoiedo, São Bernardo, Siberian Husky, Corgi.
Algumas Raças de Pêlo Duro: Airedale Terrier, Cairn Terrier, Deutsch Drahthaar, Fox Terrier de pêlo Duro, Grifon de Bruxelas, Irish Terrier, Jack Russell de Pêlo duro, Lakeland Terrier, Norfolk Terrier, Norwich Terrier, Podengo Português, Schnauzers, Scottish Terrier Sealyham Terrier, Teckel de Pêlo Duro, Welsh Terrier, West Highland White Terrier.
(fonte: http://www.peluqueriaycosmetica.com/iniciarse-en-el-manejo-de-cosmeticos/ ; http://www.setterbakio.com/Default.aspx?tabid=48)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário