segunda-feira, 5 de setembro de 2011
Tosquia do Bobtail (Old English Sheepdog)
Possui pêlo abundante, com textura áspera; o sub-pêlo deve ser impermeável quando não estiver tosquiado.
Quando chega a muda de pêlo, este tende a formar a 2 ou 3 cm da raiz nós, pelo que se deve chegar à pele quando se escova. Há zonas do corpo em que se formam nós com maior facilidade: na base das orelhas, interior dos membros anteriores, pés, cotovelos, pescoço, raiz da cauda, ventre, etc; são zonas por onde se passa por alto no cuidado quotidiano, mais uma razão para se escovar desde a raiz. Deve-se escovar primeiro com uma cardadeira e depois passar com um pente, para verificar se todos os nós foram removidos.
O pescoço e a barba devem-se limpar depois de cada alimentação a fim de evitar que os resíduos de alimento, retidos pelo pêlo, fermentem e provoquem mau odor, manchas acastanhadas, para além dos nós, cujo caso, um tratamento descolorante ajudaria.
Os olhos também precisam de um cuidado especial 2 vezes por semana, pois irritam-se com facilidade devido aos pêlos. (Um penacho não ficava mal de vez em quando…)
A zona da cauda tem muitas pregas de pele, sendo um local propício a eczemas e dermatites. O pó de ácido bórico (com poder absorvente), ajudará a manter a pele seca e limpa nestas zonas.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário