sexta-feira, 27 de abril de 2012

O Que Os Cães Não Devem Comer


A maioria dos cães na hora de comer têm poucas excepções, é mais enquanto o dono está a comer que eles se põem ao lado, a ver se "pinga" qualquer coisa; muitas vezes podem-se cometer erros ao dar-lhes certas comidas!

Há certos alimentos que podem ser perigosos para a saúde deles:

- CHOCOLATE: é considerado como um autêntico veneno! Como contém uma substância (metilxantina (teobromina), que contém, por sua vez, um ingrediente activo que ataca directamente o sistema nervoso central, o aparelho cardiovascular, o músculo liso e o sistema esquelético. Uma vez ingerida, em horas ou dias provoca ao animal vómitos, diarreia, taquicardia, hiperactividade, convulsões; o que pode originar uma paragem cardíaca.


- BEBIDAS ALCOÓLICAS: provoca danos no sistema nervoso central do animal, podendo também causar lesões no sistema respiratório e no sistema cardíaco, levando a uma morte mais rápida do animal. Os sintomas são um nervosismo marcado e um aumento da agressividade.


- CAFÉ: o café também contém metilxantina, não em forma de teobromina como o chocolate, mas sim cafeína, o que ocorrerá uma reacção semelhante ao do chocolate.


- ALHO: é um dos condimentos mais utilizados pela dieta humana, mas pode ser fatal para o cão. Pode causar anemia e danos no fígado, originando diarreia e vómitos.


- CEBOLAS: em grandes quantidades provocam um tipo de anemia muito grave: anemia hemolítica. Produz um efeito oxidativo dos glóbulos vermelhos originando a formação de bolhas que debilitam a estrutura do sangue até ao ponto de chegar a rompê-los prematuramente. Os sintomas podem ser confundidos como uma simples anemia: pouca coordenação motora, taquicardia, dificuldade respiratória e debilidade.


- UVAS (e passas): são 2 os problemas com esta fruta: os agricultores utilizam certos aminoácidos para melhorar o desempenho das culturas (Amino Quelant K, rico em potássio). O outro problema, em grandes quantidades originam uma insuficiência renal aguda. Os sintomas são típicos de a insuficiência renal: vómitos, diarreia, letargia, e elevada ingestão de água.


- NOZES DE MACADÂMIA: outro composto rico em potássio, o que pode produzir dificuldades motoras (semelhantes às uvas). Os sintomas mais frequentes são tremores musculares, debilidade e paralisia das patas posteriores, para além dos vómitos e hipertermia (febre).


- ABACATE: é um dos frutos que contém mais gordura, por esta razão não se recomenda, não só para o cão como para a maioria dos animais de estimação. Os sintomas produzidos pela ingestão são: dores de estômago e vómitos, o que pode desencadear uma pancreatite.


- COGUMELOS: podem causar dor abdominal, danos hepáticos e renais, e anemia. É preciso ter cuidado quando se passeia no campo.


- FOLHAS DE MAÇÃS E CEREJAS: as frutas não causam danos, mas as folhas e as sementes são perigosas.



- NAFTALINA: o naftaleno é extremamente tóxico, podendo causar-lhes tremores e ataques de apoplexia (o que pode levar à morte).


- LEITE: a maioria dos cão são intolerantes à lactose. Se beberem leite ficarão com diarreia. Não têm enzimas necessárias para dissolver o açúcar do leite provocando vómitos, diarreia e outros sinais gastrointestinais. Se o cão gostar de leite, pode-se dar sem lactose, diluído com água.


- PRESUNTO: o presunto é rico em gordura e tem muito sal, o que poderá causar graves dores de estômago ou pancreatite; os cães bebem muita água.





Muitos destes alimentos em grandes quantidades podem pôr em risco a vida do animal, o mais recomendável é evitá-los.



(FONTE: vetheath)

Sem comentários:

Enviar um comentário