quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Tosquia do Fox Terrier (Wire Fox Terrier)

O pêlo é denso, com textura muito áspera, de diferentes comprimentos, tem um sub-pêlo mais suave e curto, aderente que o protege do frio. O pêlo na mandíbula é crespo de comprimento suficiente para dar uma aparência de força no focinho. O pêlo das patas é denso e duro. O pêlo dos Terriers não cai por si só, deve ser arrancado, uma das razões porque o stripping é tão importante para estas raças. O pêlo do Fox é, pela sua constituição o chamado pêlo de stripping; uma tosquia com máquina não elimina o pêlo morto, consequentemente acaba provocando comichões e irritações e problemas de pele.
Para manter o pêlo que está a ser submetido a stripping, tem que se trabalhar a escovagem 5 a 6 semanas depois do stripping e repetir cada semana ou cada duas semanas, para manter um pêlo limpo, brilhante, duro e sem pêlos mortos. Mas a escovagem (carding) não é suficiente para manter as linhas geométricas e harmoniosas do Fox, já que eliminar o excesso de sub-pêlo (controlando o seu desenvolvimento), impulsa o crescimento do pêlo de cobertura. Para evitar quebrar as linhas, realiza-se o flatwork (zonas curtas), rebaixando o pêlo com navalhas de stripping e tesouras (principalmente de desbaste).
Quando o pêlo já é mais velho deve-se submetê-lo a stripping cada 4 ou 6 meses. Deve-se utilizar carbonato de cálcio em pó para melhorar a aderência do pêlo à navalha. Aconselha-se a pentear regularmente os bigodes para a frente e arrancar (plucking: arrancar com os dedos) os pêlos longos que sobressaem.

1 comentário: