segunda-feira, 30 de maio de 2011

Tosquia do Teckel (Dachshund) de pêlo duro

A morfologia do Teckel é distinta dos outros cães, pois as suas patas curtas e a sua longitude de corpo exagerada fazem-no único. O pêlo pode ser curto, duro ou longo. Hoje em dia tem uma grande aceitação como cão de companhia, embora seja ainda um cão de caça. O Teckel de pêlo duro necessita de alguns cuidados mínimos, caso contrário perde a sua silhueta característica.




A manutenção deste tipo de pêlo consta basicamente do arranjo que se realiza com a técnica de stripping. As escovagens são quase desnecessárias se se mantém o pêlo curto. Escova-se para arrastar o pêlo morto e a sujidade que se pode fixar, utilizando uma cardadeira suave; com cuidado para não magoar a pele ao usá-la.


Não é necessário que o Teckel tome banho muitas vezes, o seu pêlo duro e cerrado não se suja com facilidade. Um excesso de banho poderia amolecer o pêlo. Pode-se lavar várias vezes com um champô para pêlo seco, ou, menos frequentemente com um champô vitalizante.
Deve-se ter atenção aos ouvidos, pois como possui orelhas grandes e caídas, está mais predisposto a otites.


quinta-feira, 26 de maio de 2011

Adestrar e Treinar




Adestrar é utilizar os instintos básicos do cão (por exemplo, caçar), orientando-os para os objectivos do adestrador, através de reforços (que podem ser positivos ou negativos); enquanto treinar um cão acontece quando se praticam ou se melhoram determinados conceitos que já foram alcançados pelo cão.




É extremamente importante impor regras e limites ao cão desde a sua infância; desde a imposição de hábitos, de horários de alimentação, passeio, dormida, etc.; não deixar o cão subir para os sofás/camas dos donos... Para ser um cão equilibrado. O dono não deve estar abaixo hierarquicamente do cão, mas deve ser considerado como Superalfa (como o cão e o Homem são de espécies diferentes), acima do Alfa. Assim, ao impor essas regras e limites, o cão "sabe" quem manda...


terça-feira, 24 de maio de 2011

Tosquia do Cocker Spaniel Inglês


O pêlo é liso e com textura sedosa, nunca duro nem ondulado, com franjas de comprimento suficiente nas extremidades. Na cabeça o pêlo é curto e fino, no corpo é liso e plano, sedoso ao tacto. De comprimento médio, com entre-pêlo suficiente para garantir cobertura e isolamento. Com boas franjas, embora estas não devam ser um obstáculo ao seu rendimento no trabalho. Devem-se evitar excessos de trimming que alterem a imagem ou a qualidade do pêlo.




O pêlo é longo, sedoso e um pouco ondulado. A diferença em relação ao Cocker Americano, é o pêlo do Inglês não deve exceder-se nem no comprimento nem na densidade, sendo um obstáculo ao seu movimento e às suas linhas harmoniosas. No banho deve usar-se amaciador para que o pêlo fique sem nós e também para que fique sedoso.


 
Banho: 1 vez por mês com champô de boa marca
Tosquia: 3 em 3 meses,corte da raça no Inverno e mais higiénica de Verão
Escovagem: 2 vezes por semana com cardadeira, pente e escova.
Limpeza Ouvidos: diária

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Socialização Canina

Existem duas socializações nos cães extremamente importantes para, no futuro, serem adultos bem inseridos, tanto na sociedade humana como na própria espécie; sendo estas as socializações intra-específica e a inter-específica. A maioria dos problemas comportamentais observados nos cães derivam de uma fraca ou mesmo ausente socialização.


O comportamento de um animal é consequência tanto do factor genético, como também do factor ambiental. A primeira fase de socialização é o impriting, sendo também a mais duradoura, onde o animal "aprende a ser cão". Há um período crítico, onde o factor ambiental influencia mais o comportamento e inicia-se por volta da 3ª semana de vida (quando abre os olhos e começa a ouvir). É muito importante o cachorro estar com a mãe, pois será ela a primeira a ser vista, e será nela que se identificarão como pertencentes à espécie. - SOCIALIZAÇÃO INTRA-ESPECÍFICA.



Pelo contrário, a SOCIALIZAÇÃO INTER-ESPECÍFICA tem a ver com a adaptação e co-existência com outras espécies; começa na 5ª e termina na 12ª/14ª semana. O cachorro deve ser separado da mãe e dos irmãos por volta da 8ª ou 10ª semana de idade, podendo deste modo adaptar-se a outra realidade mais facilmente.



Assim, os criadores e também os futuros donos, devem ter atenção às socializações, de maneira a que sejam cães ditos normais, isto é, sem problemas comportamentais  futuramente.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Tosquia do Airedale Terrier




 
Possui um pêlo duro, denso e áspero; deve ser liso e aderente, cobrindo todo o tronco e as extremidades. O pêlo exterior é formado por pêlos duros e ásperos, enquanto o sub-pêlo é  mais curto e suave. É o maior dos terriers.




 O Airedale Terrier deve ser submetido 2 vezes por ano ao stripping, favorecendo assim a muda do pêlo. Tem que se ter em conta que possui diferentes texturas de pêlo em zonas distintas: a zona do peito, na base da cauda,onde o pêlo é mais curto e a pele é mais fina. O stripping deve-se realizar com cuidado, pois um cão que não foi tratado durante um período longo de tempo pode ficar completamente sem pêlo.




(ver: Stripping – o que é?)




terça-feira, 10 de maio de 2011

Tosquia do Cocker Spaniel Americano

Na cabeça o pêlo é fino e curto, no corpo é de comprimento mediano com entre-pêlo suficiente para assegurar uma boa protecção. As orelhas, peito, abdómen e extremidades possuem boas franjas, mas não em excesso, a fim de lhe não ocultarem as linhas e o movimento do animal. Em relação à textura, o pêlo é sedoso e de fácil manutenção. O pêlo do tronco é liso, aderente às formas do cão ou ligeiramente ondulado.
 O pêlo deste cão não requer uma escovagem diária, mas sim banhos semanais ou a cada 10 dias, com o objectivo de manter o pêlo limpo e sem nós. Uma escovagem diária acabaria por estragá-lo. O grooming completo do Cocker Americano deverá ser feito de mês a mês. 
Antes de escovar, deve-se pulverizar o pêlo com um condicionador ou simplesmente com um pouco de água. Pentear com cuidado e com um pente de dentes giratórios para evitar arrancar o pêlo.


Para o banho, usar um bom champô enriquecido, não demasiado agressivo e com algum óleo de vison, de jojoba ou de amêndoas. Aplicar um condicionador para ajudar com os nós e deixá-lo sedoso.
Na secagem deve-se usar um secador potente e ao mesmo tempo, aconselha-se a escovar para esticar o pêlo e evitar os nós.



Banho: 10 em 10 dias
Tosquia: 3 em 3 meses (pode-se fazer a tosquia da raça no Inverno e um corte mais higiénico no Verão)
Escovagem: de semana a semana
Limpeza de ouvidos: diária

domingo, 8 de maio de 2011

Pet-sitting

O pet-sitting é um serviço de apoio domiciliário para animais, quando os donos estão ausentes. Este serviço pode incluir, dependendo da situação:



- Cuidados com a alimentação (fornecida pelo dono, para não quebrar rotinas) e também com a água;
- Limpeza do quintal e/ou areia;
- Administração de medicação (se for o caso);
- Passeios diários (de acordo com a rotina do animal);
- Pet-sitting de outros animais de estimação, para além dos cães e gatos, tais como pássaros, peixes, etc.
- Informação periódica para o telemóvel ou mail do dono (se assim o entender);
- transporte para o Veterinário (se for caso disso).



Possui diversas vantagens,

Para o animal:
- Reduz o stress do animal, pois este ficará no seu ambiente e não num ambiente estranho;
- Não corre o risco de ficar exposto a doenças transmissíveis;
- Mantém a sua rotina diária.


 Para o dono:
- Não tem que pedir a vizinhos ou familiares para tomar conta do animal,
- Não tem que se preocupar com o animal,
- Se tiver mais do que um animal de estimação esta é a solução mais económica.