domingo, 12 de maio de 2013

Maneio de Cães Difíceis no Cabeleireiro Animal (3ª Parte)



(3ª Parte)

COMO AJUDAR NA HABITUAÇÃO AO CABELEIREIRO:

Pegue no novo cão e diga: “bem-vindo porque me trazes o pão dos meus filhos e a minha realização como profissional. Tens que aprender a estar relaxado e tranquilo, enquanto faço o meu trabalho. Quando aprenderes isso, poderás considerar-te um cliente meu. Dou-te o teu tempo para que aprendas. Podes estar tranquilo, porque te prometo que nunca te vou fazer passar um mau bocado, mas que fique bem claro uma coisa: aqui mando eu e sou eu que dirijo o teu processo de aprendizagem”.

- Se lhe custa estar quieto
Recomenda-se aos proprietários que utilizem uma jaula educativa para que se melhore a sua capacidade de resistência à monotonia, a jaula ajuda o cão a concentrar-se.
Peça aos proprietários que tragam o cão ao cabeleireiro umas quantas vezes somente para o ensinar a estar sossegado.
Quando o cão chegar, coloque-o numa jaula de espera e de vez em quando, quando tiver um tempo livre, deve pô-lo numa mesa adequada ao tamanho do cão; é preferível que seja pequena, mais vale que falte um pouco de mesa do que sobre.
Trabalhe um pouco no cão e devolva-o à jaula; trata-se de submetê-lo a sessões curtas que se prolongarão gradualmente, mas sempre forçando um pouco o limite de resistência do cão.

- Se mostra medos específicos
Alguns cães mostram medos específicos que devem ser ajudados a ser superados. Os mais frequentes são o medo da coleira de contenção, da máquina, do secador, da tesoura, da água do banho, do champô, etc..
Tal como no caso anterior, deve-se pedir aos proprietários que levem o cão ao cabeleireiro umas quantas vezes para ensiná-lo a superar o medo pouco a pouco.
Em tempos livres, deve-se tranquilamente aproximá-lo do motivo de medo e deixá-lo na jaula, 2 ou 3 vezes de seguida.
É muito importante que o recolha quando se encontra sossegado (e o próprio cabeleireiro também!). Se falar, faça-o com calma, lentamente e utilizando os tons mais graves de voz.
Um exemplo: se o cão tem medo da máquina retire-a e aproxime-a. Sem cortar, toca com ela em alguma parte do seu corpo, de modo que ele não a veja. Depois começa a cortar suavemente.
Deve-se agir com esta atitude em qualquer outro medo.



- Se padece de um medo geral do cabeleireiro
Há cães que se mostram muito intimidados no cabeleireiro, mas não por algo em concreto, mas devido à situação em geral, os cabeleireiros, outros cães, tudo os assusta.
Deve-se pedir aos proprietários que o levem várias vezes para o ir habituando ao cabeleireiro.
Deve-se oferecer segurança, introduzindo-o numa jaula, mas de modo a que possa ver tudo o que se passa à sua volta. Que veja os cabeleireiros trabalharem com calma, que veja a atitude sossegada dos outros cães perante o banho, o secador, a máquina, as tesouras, etc..
De vez em quando o cão deve ser colocado num curto período de tempo numa mesa adequada ao seu tamanho. Assim irá apercebendo de que não há nada ameaçador para ele e irá começar a relaxar. Também estará a ser abordado um possível medo específico à mesa e irá melhorar a capacidade de resistência do cão À monotonia.

No artigo seguinte demonstra-se como se devem tratar os cães para que se encontrem seguros e cómodos no Cabeleireiro.


(Fonte: http://www.peluqueriaycosmetica.com/)