quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Maneio de Cães Difíceis (4ª parte)

SABER TRATAR UM CÃO DIFÍCIL


O tratamento perfeito para estes cães consiste num comportamento abrangente a muitas profissões: onde se conjuga a amistosidade com o controlo e a firmeza.

Geralmente o que é preciso para cães difíceis são duas coisas: paciência e tempo; mas para que durante esse tempo não se vá desmoralizando progressivamente, tão importante como a paciência é a disciplina, aquela que se exige que seja aplicada com firmeza, sem ceder um milímetro no essencial. Flexibilidade e firmeza como o tronco de uma árvore, que cede continuamente à força do vento, mas as suas raízes não se movimentam.
Assim, deve deixar o cão descobrir que o cabeleireiro é flexível e rígido à vez; flexível e tolerante com algumas coisas e rígido, firme e intolerante com outras coisas.


Deste modo, quando o cabeleireiro estiver a trabalhar com um cão, há comportamentos que não se devem permitir nunca. Há outros, porém, que não são tolerados no princípio, quando o animal ainda “está fresco”, mas que se toleram à medida que o tempo vai passando e o cão se cansa. Isto não significa inconsistência se o cabeleireiro demonstra claramente que comportamentos não são negociáveis e quais são aqueles que se vão cedendo.
O cão aprende rapidamente a não tentar nada onde nunca vai obter nada e tenta onde sabe que se irá ceder.
Se algum dia o cabeleireiro tiver que ceder em algo que geralmente não se cede, deve fazê-lo de tal maneira que o cão nunca saiba que se cedeu.


O cão ansioso e inseguro

A ansiedade é uma sensação de insegurança e incerteza, por isso a certeza é o melhor remédio para a ansiedade. Estes cães precisam de alguém seguro em quem apoiar-se, e ter a certeza que é o que vai ocorrer.


Deixar o cão ver que o Cabeleireiro sabe o que faz

O cão não deve ver o Cabeleireiro duvidar, assim a experiência profissional ajuda muito a evitar as resistências dos cães. Quem é o treinador mais valorizado? O que sabe muito? Não! O melhor treinador é o que faz os jogadores acreditar que ele sabe muito. Isso gera confiança, adesão e segurança. O mesmo se passa com os cães.


Demonstrar ao cão que o Cabeleireiro está tranquilo

Para o cão o estado de espírito do Cabeleireiro é a sua principal referência emocional; consequentemente, o estado de espírito é o principal motivo de alarme que pode acender ou apagar a preocupação do animal.


Favorecer as rotinas

Ajudá-lo a que tenha claro o que vai fazer, favorecendo as rotinas de trabalho. Deve o quanto antes, aprender de memória o que vai fazer ou o que lhe vão fazer, assim relaxará. Afortunadamente o trabalho que se dispensa a cada cão geralmente é rotineiro, mas favorece tudo quanto o cabeleireiro possa sobre este aspecto. Deve procurar cuidar sempre rotineiramente Se for possível na mesma mesa, com a mesma máquina, etc.. Se o salão tiver vários profissionais a trabalhar, o mesmo cão deve ser sempre para a mesma pessoa.

Mas para que este procedimento funcione, dependerá principalmente da maneira de ser do cabeleireiro. Se este for uma pessoa segura, sem dúvidas, firme; com isso se transmite, o cão vai percebendo isso rapidamente.
E se a pessoa não for assim? Quem não for assim está condenado a gerar inevitavelmente cães difíceis? Claro que não!

No próximo artigo estuda-se como a maneira de ser influencia as atitudes do cão e como devem actuar estes profissionais que não possuem as qualidades ideais.


(http://www.peluqueriaycosmetica.com/)

Sem comentários:

Enviar um comentário