segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Como Avaliar o Estado do Pêlo e da Pele

O equilíbrio hídrico é um do factores mais importantes para o bom/mau estado da pele e do pêlo; é avaliado através da observação e do tacto.


Sinais de uma Hidratação Correcta: o pêlo cresce intensamente; é forte e brilhante, com a textura correcta. As mudas (nas raças que mudam), são intensas e breves. Se o equilíbrio hídrico se alterar durante um curto período de tempo, não ocorre nenhuma mudança; o pêlo recupera e volta ao normal.


Sintomas de Ruptura do Equilíbrio Hídrico: se a ruptura perdurar, significa que a hidratação é insuficiente, a pele e o pêlo começam a deteriorar-se: o pêlo cresce menos e a perde densidade. Aparecem peladas, caspa...
Como consequência o pêlo começa a ondular-se e a criar nós. Se o desiquilíbrio hídrico persiste, o pêlo cria muitos nós, fica baço, seco, quebradiço.

(alopécia)

Se a pele e o pêlo permanecem neste estado de desidratação: os sintomas estabilizam e geralmente não evoluem para um quadro mais grave; embora em muitos casos a pele tende a perder densidade, perdendo grande parte da camada exterior, ficando ressequida, desprendendo sob a forma de grossas camadas de pele (caspa).
Muitas vezes protege-se cobrindo-se com uma camada de gordura, facilitando muitas vezes as infecções bacterianas, devido à comichão (o cão arranha-se, morde-se...).
O processo pode-se complicar com uma hiperqueratose, sobretudo no focinho e almofadas, provocando dor e desconforto ao caminhar.
Para além disso, uma pele nesta situação estará mais vulnerável e o animal pode mais facilmente contrair doenças.

(hiperqueratose)

(Fonte: http://www.peluqueriaycosmetica.com/)

1 comentário: