quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

A importância do pêlo


A pele dos animais é coberta de pêlo, estando envolvidos em diversos processos:

Termorregulação: tanto a pele como o pêlo são essenciais para a conservação da temperatura do corpo, tanto no Inverno como no Verão; entre o pêlo e a pele existe uma camada de ar que os ajuda a proteger do calor. Mas para que essa barreira funcione correctamente é necessário que o pêlo esteja limpo e sem nós (o pêlo com nós e tufos de pêlos mortos impede a termorregulação normal da pele do animal), os cães e gatos não suam como as pessoas!


Barreira: o pêlo evita o contacto directo da pele com o exterior.

Comunicação: os animais comunicam através do pêlo (e não só).

Por todas estas funções é extremamente importante que os animais estejam em condições adequadas.

Um pêlo emaranhado e com nós pode causar dermatites (problemas de pele), pois não permite à pele respirar, aumenta a temperatura e a humidade da pele; favorecem a multiplicação de microorganismos causadores de infecções superficiais da pele.

(antes e depois de um cão abandonado no Brasil)

Os nós favorecem a acumulação de sujidade e permite a entrada de corpos estranhos na pele, podendo causar ferimentos graves. Além disso, causam desconforto ao animal, que se pode manifestar com prurido (muitos dos animais arrancam mesmo o pêlo, pois é com se tivesse a puxar constantemente a pele), podem também ter um efeito traumático, muitas vezes com feridas profundas, e pode levar ao aparecimento de peladas superficiais.



É essencial escovar o pêlo diariamente os cães e gatos de pêlo comprido, de maneira a evitar estes problemas. Mesmo que se recorra frequentemente a um profissional é aconselhável escovar o animal regularmente em casa. Quanto mais frequentemente o animal for escovado, mais fácil será o processo tanto para o dono como para ele, já que o aceita e é gratificante. Se a escova e/ou o pente forem deixados para as alturas em que já existem nós, a experiência pode tornar-se desagradável para ambos.

É importante que o pêlo esteja limpo, sem nós e bem arranjado; se não for possível, deve-se optar por um corte higiénico e deixar que o animal passe o calor do Verão da melhor maneira possível.

MITO: Rapar ajuda com o calor
Muitas pessoas acreditam que o cão sofre menos calor se cortar o pêlo, mas o cão sofre o mesmo calor se tiver o pêlo comprido. Pelo contrário, o pêlo ajuda a proteger a pele do sol, especialmente se é um cão que tem a pele sensível (pele e pêlos claros). O pêlo forma uma barreira que os isola termicamente do calor e do frio.


(fonte: por Dra. Carmen Lorente do Centro de Dermatología Veterinaria ADERVET em http://www.plucking.es)

Sem comentários:

Enviar um comentário