segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Cães de Pêlo Comprido

São cães cujo pêlo cria nós muito facilmente, principalmente se for muito fino, e deve-se dar especial atenção à escovagem e ao banho. Deste modo, a escovagem deve ser feita em todo o pêlo, penteando camada por camada, desde a raiz, com uma escova, um pente, uma cardadeira ou mesmo com um corta-nós (podem-se utilizar todos estes utensílios).
No banho deve-se dar especial atenção aos nós, por isso não se deve esfregar o pêlo, mas sim colocar o champô (apropriado para pêlos compridos, com óleo de vison, por exemplo), na mão e espalhá-lo na direcção do crescimento do mesmo. Depois de colocar o champô e o retirar com água, aplica-se amaciador. Na secagem utiliza-se uma toalha absorvente, novamente sem esfregar, para evitar a formação de nós; seca-se à mão (fluffy-dry), escovando sempre na direcção do pêlo. Após esta etapa, deve-se escovar novamente todo o pêlo.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Tosquia do Pequinois

Possui pêlo longo, liso, suave ao tacto e com um sub-pêlo muito denso e lanoso que lhe dá volume. Se o que se pretende é manter todo o seu sub-pêlo, o banho deve ser apenas dado uma vez por ano depois da muda principal.
Durante a escovagem deve-se utilizar pó de talco para lavar a seco. É fundamental ter atenção às unhas pois crescem muito depressa. Deve-se limpar e cuidar dos olhos com frequência.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Tosquia do Fox Terrier (Wire Fox Terrier)

O pêlo é denso, com textura muito áspera, de diferentes comprimentos, tem um sub-pêlo mais suave e curto, aderente que o protege do frio. O pêlo na mandíbula é crespo de comprimento suficiente para dar uma aparência de força no focinho. O pêlo das patas é denso e duro. O pêlo dos Terriers não cai por si só, deve ser arrancado, uma das razões porque o stripping é tão importante para estas raças. O pêlo do Fox é, pela sua constituição o chamado pêlo de stripping; uma tosquia com máquina não elimina o pêlo morto, consequentemente acaba provocando comichões e irritações e problemas de pele.
Para manter o pêlo que está a ser submetido a stripping, tem que se trabalhar a escovagem 5 a 6 semanas depois do stripping e repetir cada semana ou cada duas semanas, para manter um pêlo limpo, brilhante, duro e sem pêlos mortos. Mas a escovagem (carding) não é suficiente para manter as linhas geométricas e harmoniosas do Fox, já que eliminar o excesso de sub-pêlo (controlando o seu desenvolvimento), impulsa o crescimento do pêlo de cobertura. Para evitar quebrar as linhas, realiza-se o flatwork (zonas curtas), rebaixando o pêlo com navalhas de stripping e tesouras (principalmente de desbaste).
Quando o pêlo já é mais velho deve-se submetê-lo a stripping cada 4 ou 6 meses. Deve-se utilizar carbonato de cálcio em pó para melhorar a aderência do pêlo à navalha. Aconselha-se a pentear regularmente os bigodes para a frente e arrancar (plucking: arrancar com os dedos) os pêlos longos que sobressaem.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Instalações do Cão das Botas

Aqui estão algumas fotos das instalações:
Banheira de inox, com porta para uma entrada mais fácil para cães grandes;
Mesa de tosquias, com o expulsor/secador apropriado para animais;
Visão geral das instalações.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Cães Nórdicos

Deve-se escovar o pêlo com uma escova de dentes fortes, por todo o pêlo, indo desde a raiz até ao final do pêlo. No banho, o champô não deve ter bálsamo. Deve-se secar à mão enquanto se escova, para levantar o pêlo (fluffy-dry), o que leva bastante tempo, pois possuem um pêlo muito denso. No final de secar, pode-se polvilhar com carbonato de cálcio, por exemplo, nas raças com pêlo branco, para realçar a cor.
Normalmente não são submetidos a tosquia, apenas se realiza uma aparadela com tesoura; pois a tosquia, para além de não ser aconselhável porque muda a sua textura, é um processo moroso.

Tosquia do Bobtail (Old English Sheepdog)

Possui pêlo abundante, com textura áspera; o sub-pêlo deve ser impermeável quando não estiver tosquiado. Quando chega a muda de pêlo, este tende a formar a 2 ou 3 cm da raiz nós, pelo que se deve chegar à pele quando se escova. Há zonas do corpo em que se formam nós com maior facilidade: na base das orelhas, interior dos membros anteriores, pés, cotovelos, pescoço, raiz da cauda, ventre, etc; são zonas por onde se passa por alto no cuidado quotidiano, mais uma razão para se escovar desde a raiz. Deve-se escovar primeiro com uma cardadeira e depois passar com um pente, para verificar se todos os nós foram removidos.
O pescoço e a barba devem-se limpar depois de cada alimentação a fim de evitar que os resíduos de alimento, retidos pelo pêlo, fermentem e provoquem mau odor, manchas acastanhadas, para além dos nós, cujo caso, um tratamento descolorante ajudaria. Os olhos também precisam de um cuidado especial 2 vezes por semana, pois irritam-se com facilidade devido aos pêlos. (Um penacho não ficava mal de vez em quando…) A zona da cauda tem muitas pregas de pele, sendo um local propício a eczemas e dermatites. O pó de ácido bórico (com poder absorvente), ajudará a manter a pele seca e limpa nestas zonas.