quarta-feira, 29 de junho de 2011

Máquina de Lavar Cães

Aqui está uma novidade, pelo menos para mim: uma máquina de lavar os cães... Esta está personalizada com a Yucca.



(Fonte:http://www.lavakan.cat/es/)

Caniche - Grooming Diferente

Caniche transformado em Jogador de Futebol Americano



Caniche transformado em Búfalo



Caniche transformado em Camelo



Caniche transformado em Cavalo



Caniche transformado em Panda




(Fonte: http://www.dailymail.co.uk/news/article-1208913/The-poodles-transformed-pandas-horses-snails-creative-grooming-dog-shows.html)

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Tosquia do Scottish Terrier

O Scottie tem um denso, suave, recto e aderente sub-pêlo; e um duro, recto e relativamente longo pêlo de cobertura (mais ou menos 5 cm, em adulto). Juntos fornecem ao cão protecção contra diversos factores ambientais.


A textura varia de acordo com a cor, mas em qualquer caso deve ser cerdoso e grosso. Os Brindle (variedade de cor tigrado) têm a fama de possuírem a melhor qualidade de pêlo.
Em todos os casos, o pêlo ganha muito se for bem trabalhado, embora um pêlo pobre e escasso dificilmente melhorará com os cuidados.


O pêlo que recobre as patas e também as franjas laterais não deve arrastar pelo chão. A textura das barbas é mais suave.
O pêlo desta raça alcança a sua maturação e morre depois de 4 a 6 meses. A mudança de pêlo pode ser por motivos quotidianos (escovagem, banhos…), ou pela ajuda do stripping com os dedos (plucking) ou com a navalha (stripping propriamente dito). (ver stripping - o que é?)


Quando o pêlo de cobertura tiver 2 cm, o pêlo mais velho e comprido morre e podem-se arrancar tufos com facilidade, mesmo com as mãos.


Banho: 2/3 em 2/3 meses
Tosquia: 4/6 em 4/6 meses
Escovagem: semanal

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Sleepy Dog getting groomed

Tosquia do Yorkshire Terrier



O pêlo será moderadamente comprido no corpo, perfeitamente liso (não ondulado), brilhante; fino e sedoso, nunca lanoso ao tacto; comprido e caído na cabeça.
O pêlo do Yorkie parece seda; é brilhante, comprido, liso e cai pelos lados até ao chão, partido por uma linha dorsal que vai desde o nariz até à cauda. Ao nascer, o pêlo é negro e ao crescer converte-se pouco a pouco em azul acinzentado no dorso e fogo nas extremidades, cabeça e peito.


Deve-se realizar uma escovagem diária de 5 a 10 minutos, com uma escova metálica, ou com um pente com dentes giratórios.
Um banho a cada 15 dias é suficiente.
Aos 4 ou 5 meses deve-se começar a aplicar óleo de vison (pode-se também colocar óleo de amêndoas doces, pois é mais fácil - e mais barato - de encontrar), no pêlo para o proteger e também para evitar os nós.

Banho: 1 ou 2 vezes por mês com champô hidratante.
Tosquia: 1 vez por mês tosquia higiénica nos olhos, orelhas, parte inferior das patas,ânus e zona genital.
Escovagem:3 vezes por semana com cardadeira, pente e escova. óleo de vison (ou óleo de amêndoas doces) 1 vez por mês após o banho.

Aplicação do óleo de vison:
tirar o excesso de água do banho com uma toalha, colocar o óleo nas mãos, massajar todo o pêlo, de seguida pentear e secar com secador. Atenção: se o pêlo tiver nós ,estes devem ser tirados antes do banho.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Tosquia do West Higland White Terrier (Westie)



O pêlo é um requisito de extrema importância nesta raça e poucas vezes se encontram pêlos de qualidade excelente. Possui pelagem branca, com as mucosas pretas (nariz, almofadas e unhas).
Tem um entre-pêlo suave e denso, com um pêlo de cobertura duro e recto, com um comprimento óptimo de 5 cm. Não deve ter pêlo sedoso, nem com tendência a abrir-se, nem com uma textura única ou sem entre-pêlo.


A partir dos 2 meses, pode-se começar a trabalhar o pêlo, escovando vigorosamente durante 5 a 10 minutos por dia. A partir dos 5 meses pode-se praticar o plucking  (arrancar o pêlo com os dedos) por toda a silhueta do Westie, eliminando o pêlo de cachorro que já está a ser substituído por outra camada de pêlo suficiente para ocupar o seu lugar e servir de isolamento (contra a chuva, o frio…).
Devido à cor branca do pêlo é necessário uma limpeza a seco com uma escova e carbonato de cálcio e ácido bórico semanalmente, o que ajudará a mantê-lo livre de sujidade e preservará a sua textura.


Banho: 2 em 2 meses (champô para pêlo duro, juntamente com um champô intensificador de cor.)
Tosquia: 2 em 2 meses, (alternada com o banho.)
Escovagem: 2 vezes por semana com pó de stripping.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Esterilizar/Castrar porquê?

Para além da vantagem mais óbvia (prevenir gestações não desejadas), tem também outras, nas cadelas, por exemplo, quanto mais cedo for feita, menos probabilidades de vir a sofrer de tumores mamários. Para além disso, numa cadela/gata não esterilizada há uma probabilidade maior de ter pseudogestações (gravidezes falsas), piómetras (infecções no útero, muitas vezes fatais), e outras complicações ligadas ao sistema reprodutor. Usualmente recorrer a contraceptivos (pílula) não é aconselhável, pois aumenta a probabilidade do aparecimento de tumores, nomeadamente mamários.
Cadela adopta bonecos durante a pseudogestação

Em relação aos machos é uma maneira de prevenir as fugas, a marcação do território, e no caso dos cães, diminui a agressividade, tanto com as pessoas, como com outros animais. É aconselhável castrar os cães criptorquídeos (apenas um testículo desceu da cavidade abdominal), pois geralmente ocorre o aparecimento de tumores testiculares.
A esterilização/castração tem ainda outra vantagem: redução do risco de adquirir doenças contagiosas (no gato por exemplo, o Vírus da Imunodeficiência Felina FIV é transmitido pelas mordeduras, acto sexual, de mãe para filhos, etc.).



Existe um mito, sem fundamento biológico, que diz que tanto as cadelas e gatas têm que ter pelo menos uma ninhada antes de serem submetidas à esterilização; este facto não exerce qualquer efeito benigno na saúde delas.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Adestramento Positivo

No adestramento positivo utiliza-se o clicker para mostrar ao cão o momento exacto da realização de uma actividade encarada como positiva (comida, bola, etc), ao contrário, se a actividade for negativa, há um castigo (não com violência física ou verbal, mas sim com a inibição do reforçador ou mesmo ignorar o cão). O clicker é, portanto o reforçador secundário, sendo o reforçador primário a recompensa; desde modo, sempre que se carrega no clicker, tem de existir recompensa.



Não se deve recompensar dupla e triplamente (por exemplo, por palavras, ao mesmo tempo de festas), pois corre-se o risco do cão recusar o trabalho sem haver recompensa. Para além disso, no início, os treinos devem ser curtos mas intensos, de maneira a que o cão não se distraia e que fique motivado. À medida que os treinos aumentam, a duração dos mesmos vai também aumentando.



O programa de adestramento é definido de acordo com 3 condicionantes: em função do cão (é o mais importante), em função do dono e também em função dos objectivos. Em relação ao cão, deve-se ter em conta a raça, a idade, como vive, se já possui comportamentos anómalos, etc.. Não se pode exigir demasiado de um cão, por exemplo, não se consegue fazer de um Dogue Alemão na condição máxima em Agility.



O método também deve estar em conformidade com as condições físicas e psíquicas do dono; devendo ser uma experiência positiva para ambos, em que a função do adestrador é mostrar e ensinar ao dono como adestrar o seu cão; o dono deve estar receptivo física e mentalmente para aprender.



Existem várias modalidades de adestramento, nomeadamente, a obediência social (é a obediência básica dentro da sociedade), onde todo o adestramento começa e é dirigido a todos os cães; o desporto (obediência desportiva, flyball, etc.); há também o trabalho comunitário (guia de cegos, terapias assistidas com cães, etc); e também no trabalho policial (busca e salvamento, etc).