terça-feira, 26 de abril de 2011

Stripping - o que é?

O Stripping é uma técnica de corte utilizada em cães de pêlo duro (cerdoso); consiste em arrancar o pêlo com uma navalha de stripping, de modo a que o pêlo velho e despigmentado dê lugar a pêlo novo e com uma pigmentação mais acentuada. As raças que se aconselham esta técnica são: West Highland White Terrier, Scotish Terrier, Schnauzer (miniatura, médio e também o gigante), Fox Terrier de pêlo cerdoso, Airedale Terrier e também o Dachshund de pêlo cerdoso (Teckel).



Uma das razões para se fazer o stripping é devido ao facto do pêlo nestas raças não cair por si só, e por esse motivo deve ser arrancado. Uma tosquia feita com máquina não elimina o pêlo morto, acabando por provocar comichões, irritações e problemas de pele.

Para além das navalhas de stripping utilizam-se também tesouras de desbaste, permitindo os vários comprimentos de pêlo, principalmente nas zonas mais sensíveis do animal, pois com a insistência a pele no arranque pode causar alguma irritação.


Outra razão para realizar o stripping tem a ver com o facto de não haver mudança natural do pêlo, se este for cortado em vez de ser arrancado,  pois se for feita uma tosquia com máquina, o pêlo não nascerá novo, continua a ser velho, cada vez mais baço e menos duro.

Um pêlo cerdoso é fácil de manter semanalmente, se for bem cuidado protege o cão contra a chuva e a humidade, não absorvendo a sujidade. Não tem a tendência a criar nós, bastando por isso escovar 2 vezes por semana com o pó de stripping (Carbonato de Cálcio), para manter a textura dura e para evitar que se suje e ganhe cheiros. O ideal é um trimming (aparar) de 6 em 6 semanas (deve-se retirar um pouco de pêlo de cada vez).


Seria de grande ajuda habituar o cachorro a deixar submeter-se ao stripping desde muito jovem, gradualmente e em pequenas quantidades. Mais ou menos aos 2 meses alinha-se a cabeça e a cauda mediante o plucking (arrancar o pêlo com a mão), nas manchas (negras e castanhas) e realizam-se os furnishings (extremidades e barbas). A partir desta idade já se pode realizar o stripping.

Quando animal já for mais velho, deve-se submetê-lo ao stripping cada 3 a 6 meses  (ou menos, depende da rapidez do crescimento do pêlo).

O banho deve ser feito 2 a 6 vezes por ano, com um champô apropriado para pêlos duros, mantendo assim a textura.  Não se deve submeter um cão a stripping e banho no mesmo dia, pois um banho a menos de 15 dias do stripping deixa o pêlo mais macio e mais difícil de arrancar; por sua vez o pêlo acabado de arrancar não deve ser sujeito a banho, já que a pele fica sensível e irritada com o champô. Quando se realiza o stripping, o pêlo arrancado é o maior e mais sujo, sendo assim, com a utilização do Carbonato de Cálcio o restante pêlo fica limpo e sem cheiro. Deve haver um intervalo de segurança antes e depois do stripping para o banho de, pelo menos 15 dias.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Tosquia do Caniche


O caniche tem a particularidade de possuir pêlo que cresce continuamente, (não cai) necessitando, portanto de cortes periódicos do pêlo.
 Através do trimming (conjunto de várias técnicas de tosquia) permite realizar a escultura que se quer (pode-se cortar todo o pêlo, pode-se deixar um bigode francês, bigode de donut, etc.). 
A escovagem é crucial para manter o pêlo bonito e sem nós; o pêlo não possui uma direcção definida, excepto nas orelhas e deverá ser feita diariamente.
Recortar periodicamente as pontas servirá para manter o pêlo são e nutrido (pois o pêlo nutre-se através das pontas).

Tosquia: 3 em 3 meses

Banho: 1 vez por mês




terça-feira, 19 de abril de 2011

Tosquia do Luky

Tosquia do Luky (Caniche), no dia 15 de Abril de 2011, com sobrancelhas e bigode à francês.











Cuidados com o pêlo - algumas sugestões

O grooming (cuidados com o pêlo) é cada vez mais nos dias que correm um componente importante do embelezamento canino, mas mais importante ainda é a higiene; podendo levar ao aparecimento de doenças .  Os animais possuem parasitas, se não tiverem os cuidados necessários para os evitar, pondo em risco a saúde dos que os rodeiam. 




Antes de adquirir um animal, deve-se pensar no tipo de tratamento que poderá vir a precisar em relação ao pêlo, pois embora todos os cães necessitem de uma escovagem  (cães de pêlo curto precisam de ser escovados apenas uma vez por semana, já cães de pêlo comprido deveriam ser escovados diariamente); outros carecem de uma tosquia periódica como é o caso do caniche, que deverá ser tosquiado de 3 em 3 meses. Assim, é imprescindível pensar se o possível dono está disposto a estes factos, antes de adquirir o animal com estas características.




A tosquia deve ser marcada com alguma antecedência, normalmente não se realiza no dia em que o dono liga; outro ponto importante é o facto de na maioria das vezes os donos não poderem assistir à tosquia, pois para além de ser demorada (em média dura cerca de uma hora), normalmente os animais comportam-se muito melhor sem a presença dos donos (devido principalmente à educação que receberam enquanto cachorros). É extremamente importante habituar o cachorro a ser manipulado desde cedo, para o grooming decorrer sem problemas. 


Cão da raça Komondor


Como já foi referido, algumas raças carecem de tosquias periódicas; quando assim não acontece muitas vezes os animais chegam com o pêlo num estado lastimável (sujo e com nós), enquanto uma tosquia deverá durar cerca de uma hora, com o pêlo em péssimas condições poderá levar o dobro do tempo. Isso danifica as lâminas, chateia o animal e provavelmente incomoda a carteira do dono... Deve-se  tentar evitar ao máximo estas situações desagradáveis.


quinta-feira, 14 de abril de 2011

Cuidados com os Animais

Nos dias que correm, vai havendo cada vez mais uma preocupação maior em relação aos animais de estimação, já que muitas das pessoas tomam consciência que são seres vivos e que necessitam, tal como nós, de cuidados. Assim, o apoio deve orientar-se por profissionalismo, de maneira a proporcionar bem-estar e condições favoráveis à vida quotidiana de um animal de estimação.

Desta maneira, o Cão das Botas foca os direitos dos animais, apelando para o não abandono destes, e também os cuidados básicos de alimentação, higiene, exercício, entre outros, necessários para uma vida saudável e equilibrada de um animal de estimação, devido a impossibilidades do proprietário do animal o fazer (por exemplo, quando este vai de férias). - PET-SITTING

Um dos objectivos mais importantes do Cão das  Botas é proporcionar uma melhoria na qualidade de vida dos animais de estimação. Deste modo, para assegurar o bem-estar dos animais de estimação proponho-me:
                         - Fornecer apoio domiciliário aos animais cujos donos estejam ausentes;
             - Apoiar os animais de estimação nas suas necessidades básicas e rotinas diárias;
                         - Colaborar no acesso aos cuidados de saúde;
                         - Prestar serviços de Enfermagem Veterinária;
                         - Fazer Tosquias e Banhos.
                        (Brevemente: adestramento canino)

Os serviços prestados pelo Cão das Botas abrangem os concelhos do distrito de Évora.