sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Ovariectomia suficiente para esterilização?


A esterilização de gatas e cadelas é um procedimento comum nos centros veterinários, através da extração dos ovários e do útero. Mas será mesmo necessário retirar o útero? Segundo um estudo da Tufts University (EUA), não há motivo para o eliminar.


Os investigadores do departamento de ciências clínicas da Tufts University elaboraram um estudo em que compararam a eficácia da ovariectomia e da ovariohisterectomia como métodos de esterilização em gatas e cadelas. A esterilização é um procedimento cirúrgico comum nestes animais de companhia, habitualmente efetuados para controlar a sua população, prevenção de certas doenças do foro reprodutivo ou simplesmente para evitar comportamentos reprodutivos.

Os autores do estudo concluíram que não há nenhuma evidência científica que indique que é melhor extrair os ovários e o útero em vez de apenas retirar os ovários. Pelo contrário, os investigadores afirmam que “extrair apenas os ovários supõe reduzir o tamanho da incisão, reduzindo a aparição de possíveis complicações pós-operatórias derivadas da manipulação do útero”.

A ovariectomia está a ganhar força na Europa e com o desenvolvimento das técnicas de cirurgia minimamente invasivas, “a ovariectomia laparoscópica oferece muitas vantagens”, acrescentam.


(Fonte: Veterinaria Actual - Notícias)

Sem comentários:

Enviar um comentário