quarta-feira, 6 de julho de 2011

Tosquia do Setter (Inglês e Irlandês)

Setter Inglês:
O pêlo a partir da região posterior da cabeça, à altura das orelhas, é ligeiramente ondulado, mas não é áspero, longo nem sedoso, como na generalidade dos Setter. As extremidades possuem franjas quase até aos pés.



Setter Irlandês:
O pêlo deve ser curto e fino na cabeça e base das orelhas; nas outras zonas, deve ter um comprimento moderado, pegado ao corpo; nas orelhas deve ser comprido nas orelhas e no resto do corpo deve ser adundante e sedoso. O entre-pêlo é fino e de cor muito intensa, de tonalidade parecida ao do pêlo; a franja comprida e de consistência mais sedosa na parte posterior das patas, nos glúteos, na parte interna dos músculos e joelhos, no tórax, esterno e ventre. O pêlo deve ser o mais liso possível, livre de ondas e nós.



O Setter abandona o pêlo suave e sedoso de cachorro primeiro no lombo, seguindo das patas.
Até um ano de idade não adquirem uma distribuição correcta do pêlo. Por esse motivo, aconselha-se a iniciar o grooming a partir desta idade, embora se possa praticar o clipperwork (pêlo tosquiado com máquina) da cabeça.
Os Setter possuem apenas uma camada de pêlo, pelo que não passam por uma muda, o que significa que o seu crescimento é lento, mas abundante.


Deve-se escovar diariamente com um pente as franjas e com uma luva de borracha nas zonas de pêlo curto, e também é aconselhável aplicar um spray nutritivo de lanolina, para manter o pêlo em boas condições.
O banho é dado apenas quando necessário, com um champô para pêlos longos; para ajudar o pêlo a ficar sem nós, deve-se escová-lo com uma luva de borracha ao mesmo tempo que se seca com o secador.

Sem comentários:

Enviar um comentário