quinta-feira, 28 de julho de 2011

Obediência Social

Não existe uma idade certa para os cães aprenderem a conviverem em harmonia com as pessoas e outros animais, existem sim, animais com uma capacidade de aprendizagem superior a outros, depende da genética do cão, e também dos estímulos externos (ambiente) a que está submetido. Todos os cães deveriam ser adestrados em Obediência Social: aprender a andar ao lado, a sentar, a deitar, a ficar e a vir à chamada do dono.


O adestramento deverá ser um jogo para o cão, não o obrigando a fazer as coisas quando o dono e o adestrador quer, mas sim quando ele quer, sendo por isso recompensado (com brinquedo, comida, festas...) e se não o faz, castigá-lo, não com violência, mas sim não lhe dar recompensa ou virar-lhe simplesmente as costas. Os cão não gostam de ser ignorados... Apenas se obriga o cão a realizar os exercícios se ele não se interessar nem por brinquedos, comida, etc; por exemplo, queremos que um cão se sente, mas o cão não se sente motivado pelas recompensas, então carregamos na garupa do cão, dando a ordem "senta" ao mesmo tempo.


A duração do adestramento varia muito de cão para cão, depende de variados factores (temperamento, carácter, motivação...). Nas primeiras vezes que um cão é submetido ao adestramento, recompensa-se sempre uma acção correcta, à medida que o adestramento vai decorrendo, e que o animal já conhece o exercício, deve-se reduzir a recompensa, para ele não saber quando é que a recompensa vai surgir (expectativa e surpresa).


Ordem dos exercícios:
- 1º - motivação, associando o clicker à recompensa;
- 2º - sentar;
- 3º - deitar;
- 4º - deitar e ficar;
- 5º - chamada.


Até agora, com a minha "cobaia" (a Yucca, cruzamento entre buldog francês com cão sem raça definida), o mais difícil tem sido o exercício de andar ao lado, mas com o motivador certo, aquele que ela mais gosta (é sem dúvida a comida!) já se posiciona correctamente. Todos os dias, ou dia sim dia não, durante no máximo 10 minutos, faço o exercício até ela o consolidar, para quando ela o fizer bem, poder levá-la para outros espaços, com mais estímulos externos (pessoas, cães, carros, etc), e só quando ela realizar o exercício em diversas situações é que o exercício está consolidado. Isto aplica-se em todos os exercícios.

1 comentário: