segunda-feira, 20 de junho de 2011

Tosquia do Yorkshire Terrier



O pêlo será moderadamente comprido no corpo, perfeitamente liso (não ondulado), brilhante; fino e sedoso, nunca lanoso ao tacto; comprido e caído na cabeça.
O pêlo do Yorkie parece seda; é brilhante, comprido, liso e cai pelos lados até ao chão, partido por uma linha dorsal que vai desde o nariz até à cauda. Ao nascer, o pêlo é negro e ao crescer converte-se pouco a pouco em azul acinzentado no dorso e fogo nas extremidades, cabeça e peito.


Deve-se realizar uma escovagem diária de 5 a 10 minutos, com uma escova metálica, ou com um pente com dentes giratórios.
Um banho a cada 15 dias é suficiente.
Aos 4 ou 5 meses deve-se começar a aplicar óleo de vison (pode-se também colocar óleo de amêndoas doces, pois é mais fácil - e mais barato - de encontrar), no pêlo para o proteger e também para evitar os nós.

Banho: 1 ou 2 vezes por mês com champô hidratante.
Tosquia: 1 vez por mês tosquia higiénica nos olhos, orelhas, parte inferior das patas,ânus e zona genital.
Escovagem:3 vezes por semana com cardadeira, pente e escova. óleo de vison (ou óleo de amêndoas doces) 1 vez por mês após o banho.

Aplicação do óleo de vison:
tirar o excesso de água do banho com uma toalha, colocar o óleo nas mãos, massajar todo o pêlo, de seguida pentear e secar com secador. Atenção: se o pêlo tiver nós ,estes devem ser tirados antes do banho.

2 comentários: