segunda-feira, 27 de junho de 2011

Tosquia do Scottish Terrier

O Scottie tem um denso, suave, recto e aderente sub-pêlo; e um duro, recto e relativamente longo pêlo de cobertura (mais ou menos 5 cm, em adulto). Juntos fornecem ao cão protecção contra diversos factores ambientais.


A textura varia de acordo com a cor, mas em qualquer caso deve ser cerdoso e grosso. Os Brindle (variedade de cor tigrado) têm a fama de possuírem a melhor qualidade de pêlo.
Em todos os casos, o pêlo ganha muito se for bem trabalhado, embora um pêlo pobre e escasso dificilmente melhorará com os cuidados.


O pêlo que recobre as patas e também as franjas laterais não deve arrastar pelo chão. A textura das barbas é mais suave.
O pêlo desta raça alcança a sua maturação e morre depois de 4 a 6 meses. A mudança de pêlo pode ser por motivos quotidianos (escovagem, banhos…), ou pela ajuda do stripping com os dedos (plucking) ou com a navalha (stripping propriamente dito). (ver stripping - o que é?)


Quando o pêlo de cobertura tiver 2 cm, o pêlo mais velho e comprido morre e podem-se arrancar tufos com facilidade, mesmo com as mãos.


Banho: 2/3 em 2/3 meses
Tosquia: 4/6 em 4/6 meses
Escovagem: semanal

1 comentário: