terça-feira, 7 de junho de 2011

Esterilizar/Castrar porquê?

Para além da vantagem mais óbvia (prevenir gestações não desejadas), tem também outras, nas cadelas, por exemplo, quanto mais cedo for feita, menos probabilidades de vir a sofrer de tumores mamários. Para além disso, numa cadela/gata não esterilizada há uma probabilidade maior de ter pseudogestações (gravidezes falsas), piómetras (infecções no útero, muitas vezes fatais), e outras complicações ligadas ao sistema reprodutor. Usualmente recorrer a contraceptivos (pílula) não é aconselhável, pois aumenta a probabilidade do aparecimento de tumores, nomeadamente mamários.
Cadela adopta bonecos durante a pseudogestação

Em relação aos machos é uma maneira de prevenir as fugas, a marcação do território, e no caso dos cães, diminui a agressividade, tanto com as pessoas, como com outros animais. É aconselhável castrar os cães criptorquídeos (apenas um testículo desceu da cavidade abdominal), pois geralmente ocorre o aparecimento de tumores testiculares.
A esterilização/castração tem ainda outra vantagem: redução do risco de adquirir doenças contagiosas (no gato por exemplo, o Vírus da Imunodeficiência Felina FIV é transmitido pelas mordeduras, acto sexual, de mãe para filhos, etc.).



Existe um mito, sem fundamento biológico, que diz que tanto as cadelas e gatas têm que ter pelo menos uma ninhada antes de serem submetidas à esterilização; este facto não exerce qualquer efeito benigno na saúde delas.

Sem comentários:

Enviar um comentário