quinta-feira, 2 de junho de 2011

Adestramento Positivo

No adestramento positivo utiliza-se o clicker para mostrar ao cão o momento exacto da realização de uma actividade encarada como positiva (comida, bola, etc), ao contrário, se a actividade for negativa, há um castigo (não com violência física ou verbal, mas sim com a inibição do reforçador ou mesmo ignorar o cão). O clicker é, portanto o reforçador secundário, sendo o reforçador primário a recompensa; desde modo, sempre que se carrega no clicker, tem de existir recompensa.



Não se deve recompensar dupla e triplamente (por exemplo, por palavras, ao mesmo tempo de festas), pois corre-se o risco do cão recusar o trabalho sem haver recompensa. Para além disso, no início, os treinos devem ser curtos mas intensos, de maneira a que o cão não se distraia e que fique motivado. À medida que os treinos aumentam, a duração dos mesmos vai também aumentando.



O programa de adestramento é definido de acordo com 3 condicionantes: em função do cão (é o mais importante), em função do dono e também em função dos objectivos. Em relação ao cão, deve-se ter em conta a raça, a idade, como vive, se já possui comportamentos anómalos, etc.. Não se pode exigir demasiado de um cão, por exemplo, não se consegue fazer de um Dogue Alemão na condição máxima em Agility.



O método também deve estar em conformidade com as condições físicas e psíquicas do dono; devendo ser uma experiência positiva para ambos, em que a função do adestrador é mostrar e ensinar ao dono como adestrar o seu cão; o dono deve estar receptivo física e mentalmente para aprender.



Existem várias modalidades de adestramento, nomeadamente, a obediência social (é a obediência básica dentro da sociedade), onde todo o adestramento começa e é dirigido a todos os cães; o desporto (obediência desportiva, flyball, etc.); há também o trabalho comunitário (guia de cegos, terapias assistidas com cães, etc); e também no trabalho policial (busca e salvamento, etc).


Sem comentários:

Enviar um comentário