terça-feira, 10 de maio de 2011

Tosquia do Cocker Spaniel Americano

Na cabeça o pêlo é fino e curto, no corpo é de comprimento mediano com entre-pêlo suficiente para assegurar uma boa protecção. As orelhas, peito, abdómen e extremidades possuem boas franjas, mas não em excesso, a fim de lhe não ocultarem as linhas e o movimento do animal. Em relação à textura, o pêlo é sedoso e de fácil manutenção. O pêlo do tronco é liso, aderente às formas do cão ou ligeiramente ondulado.
 O pêlo deste cão não requer uma escovagem diária, mas sim banhos semanais ou a cada 10 dias, com o objectivo de manter o pêlo limpo e sem nós. Uma escovagem diária acabaria por estragá-lo. O grooming completo do Cocker Americano deverá ser feito de mês a mês. 
Antes de escovar, deve-se pulverizar o pêlo com um condicionador ou simplesmente com um pouco de água. Pentear com cuidado e com um pente de dentes giratórios para evitar arrancar o pêlo.


Para o banho, usar um bom champô enriquecido, não demasiado agressivo e com algum óleo de vison, de jojoba ou de amêndoas. Aplicar um condicionador para ajudar com os nós e deixá-lo sedoso.
Na secagem deve-se usar um secador potente e ao mesmo tempo, aconselha-se a escovar para esticar o pêlo e evitar os nós.



Banho: 10 em 10 dias
Tosquia: 3 em 3 meses (pode-se fazer a tosquia da raça no Inverno e um corte mais higiénico no Verão)
Escovagem: de semana a semana
Limpeza de ouvidos: diária

Sem comentários:

Enviar um comentário