quarta-feira, 18 de maio de 2011

Socialização Canina

Existem duas socializações nos cães extremamente importantes para, no futuro, serem adultos bem inseridos, tanto na sociedade humana como na própria espécie; sendo estas as socializações intra-específica e a inter-específica. A maioria dos problemas comportamentais observados nos cães derivam de uma fraca ou mesmo ausente socialização.


O comportamento de um animal é consequência tanto do factor genético, como também do factor ambiental. A primeira fase de socialização é o impriting, sendo também a mais duradoura, onde o animal "aprende a ser cão". Há um período crítico, onde o factor ambiental influencia mais o comportamento e inicia-se por volta da 3ª semana de vida (quando abre os olhos e começa a ouvir). É muito importante o cachorro estar com a mãe, pois será ela a primeira a ser vista, e será nela que se identificarão como pertencentes à espécie. - SOCIALIZAÇÃO INTRA-ESPECÍFICA.



Pelo contrário, a SOCIALIZAÇÃO INTER-ESPECÍFICA tem a ver com a adaptação e co-existência com outras espécies; começa na 5ª e termina na 12ª/14ª semana. O cachorro deve ser separado da mãe e dos irmãos por volta da 8ª ou 10ª semana de idade, podendo deste modo adaptar-se a outra realidade mais facilmente.



Assim, os criadores e também os futuros donos, devem ter atenção às socializações, de maneira a que sejam cães ditos normais, isto é, sem problemas comportamentais  futuramente.

Sem comentários:

Enviar um comentário