terça-feira, 26 de abril de 2011

Stripping - o que é?

O Stripping é uma técnica de corte utilizada em cães de pêlo duro (cerdoso); consiste em arrancar o pêlo com uma navalha de stripping, de modo a que o pêlo velho e despigmentado dê lugar a pêlo novo e com uma pigmentação mais acentuada. As raças que se aconselham esta técnica são: West Highland White Terrier, Scotish Terrier, Schnauzer (miniatura, médio e também o gigante), Fox Terrier de pêlo cerdoso, Airedale Terrier e também o Dachshund de pêlo cerdoso (Teckel).



Uma das razões para se fazer o stripping é devido ao facto do pêlo nestas raças não cair por si só, e por esse motivo deve ser arrancado. Uma tosquia feita com máquina não elimina o pêlo morto, acabando por provocar comichões, irritações e problemas de pele.

Para além das navalhas de stripping utilizam-se também tesouras de desbaste, permitindo os vários comprimentos de pêlo, principalmente nas zonas mais sensíveis do animal, pois com a insistência a pele no arranque pode causar alguma irritação.


Outra razão para realizar o stripping tem a ver com o facto de não haver mudança natural do pêlo, se este for cortado em vez de ser arrancado,  pois se for feita uma tosquia com máquina, o pêlo não nascerá novo, continua a ser velho, cada vez mais baço e menos duro.

Um pêlo cerdoso é fácil de manter semanalmente, se for bem cuidado protege o cão contra a chuva e a humidade, não absorvendo a sujidade. Não tem a tendência a criar nós, bastando por isso escovar 2 vezes por semana com o pó de stripping (Carbonato de Cálcio), para manter a textura dura e para evitar que se suje e ganhe cheiros. O ideal é um trimming (aparar) de 6 em 6 semanas (deve-se retirar um pouco de pêlo de cada vez).


Seria de grande ajuda habituar o cachorro a deixar submeter-se ao stripping desde muito jovem, gradualmente e em pequenas quantidades. Mais ou menos aos 2 meses alinha-se a cabeça e a cauda mediante o plucking (arrancar o pêlo com a mão), nas manchas (negras e castanhas) e realizam-se os furnishings (extremidades e barbas). A partir desta idade já se pode realizar o stripping.

Quando animal já for mais velho, deve-se submetê-lo ao stripping cada 3 a 6 meses  (ou menos, depende da rapidez do crescimento do pêlo).

O banho deve ser feito 2 a 6 vezes por ano, com um champô apropriado para pêlos duros, mantendo assim a textura.  Não se deve submeter um cão a stripping e banho no mesmo dia, pois um banho a menos de 15 dias do stripping deixa o pêlo mais macio e mais difícil de arrancar; por sua vez o pêlo acabado de arrancar não deve ser sujeito a banho, já que a pele fica sensível e irritada com o champô. Quando se realiza o stripping, o pêlo arrancado é o maior e mais sujo, sendo assim, com a utilização do Carbonato de Cálcio o restante pêlo fica limpo e sem cheiro. Deve haver um intervalo de segurança antes e depois do stripping para o banho de, pelo menos 15 dias.

2 comentários: