terça-feira, 19 de abril de 2011

Cuidados com o pêlo - algumas sugestões

O grooming (cuidados com o pêlo) é cada vez mais nos dias que correm um componente importante do embelezamento canino, mas mais importante ainda é a higiene; podendo levar ao aparecimento de doenças .  Os animais possuem parasitas, se não tiverem os cuidados necessários para os evitar, pondo em risco a saúde dos que os rodeiam. 




Antes de adquirir um animal, deve-se pensar no tipo de tratamento que poderá vir a precisar em relação ao pêlo, pois embora todos os cães necessitem de uma escovagem  (cães de pêlo curto precisam de ser escovados apenas uma vez por semana, já cães de pêlo comprido deveriam ser escovados diariamente); outros carecem de uma tosquia periódica como é o caso do caniche, que deverá ser tosquiado de 3 em 3 meses. Assim, é imprescindível pensar se o possível dono está disposto a estes factos, antes de adquirir o animal com estas características.




A tosquia deve ser marcada com alguma antecedência, normalmente não se realiza no dia em que o dono liga; outro ponto importante é o facto de na maioria das vezes os donos não poderem assistir à tosquia, pois para além de ser demorada (em média dura cerca de uma hora), normalmente os animais comportam-se muito melhor sem a presença dos donos (devido principalmente à educação que receberam enquanto cachorros). É extremamente importante habituar o cachorro a ser manipulado desde cedo, para o grooming decorrer sem problemas. 


Cão da raça Komondor


Como já foi referido, algumas raças carecem de tosquias periódicas; quando assim não acontece muitas vezes os animais chegam com o pêlo num estado lastimável (sujo e com nós), enquanto uma tosquia deverá durar cerca de uma hora, com o pêlo em péssimas condições poderá levar o dobro do tempo. Isso danifica as lâminas, chateia o animal e provavelmente incomoda a carteira do dono... Deve-se  tentar evitar ao máximo estas situações desagradáveis.


Sem comentários:

Enviar um comentário